O ALDIN 05, produto desagregador exclusivo da companhia, apresenta alta performance em testes intensos na produção de papel a partir de aparas em importante papeleira do sul do Brasil
Muitas das aparas utilizadas como matéria-prima para fabricação de papel vêm carregadas de colas e diversos tipos de resinas, apresentando uma resistência à umidade (RU) bastante alta, o que representa um desafio para que esses papéis sejam reaproveitados por indústrias papeleiras em todo o mundo.
Os impactos desse desafio são vários, dentre os quais se destacam o aumento do custo para que o papel seja desagregado com o uso excessivo de energia e produtos químicos prejudiciais ao meio ambiente que aplicados durante o processo geram impacto ambiental, danificam o equipamento e atrapalham a produção industrial como um todo.
Esse era o cenário de um importante cliente Lotus Química. Ele apresentou o seguinte desafio para a empresa: desenvolver uma solução capaz de desagregar em menos tempo e com mais qualidade aparas de difícil desagregação, sem danificar o sistema e prejudicar os ativos industriais.
Esta empresa trouxe um fator ainda mais desafiador: a desagregação de aparas importadas dos Estados Unidos, que possuem como característica principal a alta resistência à umidade (RU). Além disso, fez parte do teste a desagregação do refile gerado no cliente, também bastante impregnado de RU.
Depois de pesquisas internas, a Lotus Química desenvolveu e apresentou ao cliente o ALDIN 05, solução química que tem como missão facilitar o uso das aparas com alta complexidade de desagregação, mantendo o DNA de ser um produto ecologicamente correto.
O ganho em tempo da desagregação dos dois tipos de aparas foi de 25%, com aumento significativo também da qualidade final do papel.
O ALDIN 05 agiu melhorando a penetração da água nas aparas, quebrando as barreiras de impermeabilidade para que elas se desagreguem mais facilmente.
Os resultados foram surpreendentes, conforme se comprova no gráfico a seguir:
A desagregação estabeleceu uma média de melhora significativa, podendo chegar a até 50% em alguns casos, dependendo da qualidade objetiva da fibra.
Além do ganho com a redução do tempo de desagregação, o produto proporcionou uma massa mais homogênea, significativa economia de energia, redução do desgaste de equipamento, que é menos demandado em função da alta performance do produto químico, notável aumento da capacidade de preparo da massa, além de maior facilidade para atingir o grau Schopper-Riegler, gerando, assim, um ganho real de produtividade.
Cabe ressaltar, ainda, que o ALDIN 05 é um produto ecologicamente correto, confirmando o DNA ambiental da Lotus Química, que respeita e preserva o meio ambiente para a atual e as futuras gerações.