O ALDIN 05 proporciona ganhos com a redução do tempo de desagregação e aumento significativo na qualidade do produto final à base de aparas
Em junho, a Lotus Química iniciou sua campanha “Mês do Meio Ambiente”, que contempla diversas iniciativas voltadas para as questões socioambientais da comunidade em que está inserida e a sociedade como um todo. Nesse contexto, como fornecedora da indústria papeleira, a companhia destaca também a importância da reciclagem de papéis e da economia circular, que colaboram para a redução de resíduos e desperdício, culminando em benefícios para o meio ambiente.
Desse modo, como um dos materiais mais reaproveitados do mundo, o papel tem uma posição importante na cadeia de reciclagem. No Brasil, o índice de reciclagem geral para o papel é de 66,9% e, se forem considerados somente os papéis de embalagem, esse índice fica em torno de 85%. Além disso, estima-se que o papel pode ser reciclado até cinco vezes e o produto final é útil para muitos fins.
A reciclagem é, a rigor, um processo de transformação que utiliza várias técnicas – físicas, químicas e mecânicas – para obter novos materiais ou novas matérias-primas a partir de materiais que já foram utilizados e descartados, contribuindo para a preservação dos recursos naturais.
Diante disso, a Lotus Química reforça seus esforços em entregar sustentabilidade e qualidade para seus clientes na produção de papel reciclado. A companhia conta com uma equipe de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) que, por meio de análises e testes rigorosos, alcançou um resultado excelente com o ALDIN 05 – uma solução química que tem como missão facilitar o uso das aparas com alta complexidade de desagregação, mantendo o DNA de um produto biodegradável e ecologicamente correto.
Muitas das aparas utilizadas como matéria-prima para a fabricação de papel reciclado chegam às fábricas carregadas de colas e resinas, apresentando uma resistência à umidade bastante alta, o que representa um desafio para que esses papéis sejam reaproveitados por indústrias papeleiras em todo o mundo. O ALDIN 05 atua melhorando a penetração da água nas aparas, quebrando as barreiras de impermeabilidade para que elas se desagreguem com maior facilidade.
Em um case de sucesso, a Lotus Química conseguiu resultados surpreendentes. O ganho em tempo da desagregação de aparas com alta resistência à umidade (RU) e do refile gerado no cliente – também bastante impregnado de RU – foi de 25%, com aumento significativo também na qualidade final do papel. A desagregação estabeleceu uma média de melhora significativa, podendo chegar a até 50% em alguns casos, dependendo da qualidade objetiva da fibra.
Assim, além do ganho com a redução do tempo de desagregação, o ALDIN 05 ainda proporcionou uma massa mais homogênea, significativa economia de energia, redução do desgaste de equipamento – que é menos demandado em função da alta performance do produto químico –, notável aumento da capacidade de preparo da massa, bem como maior facilidade para atingir o grau Schopper-Riegler, gerando, assim, um ganho real de produtividade.